On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Assaradão, também escrito Essaradão, Esaradão, Esar-Hadom e Assuradão (em acádio: ; romaniz.: Aššur-aḫa-iddina , lit. 'Assur me deu um irmão'; em grego: Ασαραδδων; romaniz.: Asaraddon), foi o rei do Império Neoassírio desde a morte de seu pai Senaqueribe em 681 a.C. até sua própria morte em 669 a.C.. O terceiro rei da dinastia sargônida, Assaradão é mais famoso por sua conquista do Egito em 671 a.C., o que tornou seu império o maior que o mundo já viu, e para sua reconstrução da Babilônia, que havia sido destruída por seu pai.
Depois que o filho mais velho e herdeiro de Senaqueribe, Assurnadinsumi, foi capturado e presumivelmente executado em 694 a.C., o novo herdeiro foi originalmente o segundo filho mais velho, Adrameleque, mas em 684 a.C., Assaradão, um filho mais novo, foi nomeado em seu lugar. Irritados com esta decisão, Adrameleque e outro irmão, Sarezer, assassinaram seu pai em 681 a.C. e planejaram tomar o trono assírio. O assassinato, e as aspirações de Adrameleque de se tornar rei, dificultaram a ascensão de Assaradão ao trono, e ele primeiro teve que derrotar seus irmãos em uma guerra civil de seis semanas.
A tentativa de golpe de seus irmãos foi inesperada e problemática para Assaradão e ele seria atormentado pela paranoia e desconfiança por seus oficiais, governadores e membros da família do sexo masculino até o final de seu reinado. Como resultado dessa paranoia, a maioria dos palácios usados por Assaradão eram fortificações de alta segurança localizadas fora dos grandes centros populacionais das cidades. Talvez também devido à desconfiança de seus parentes do sexo masculino, as parentes de Assaradão, como sua mãe Naquia e sua filha Seruaeterate, tiveram permissão para exercer consideravelmente mais influência e poder político durante seu reinado do que as mulheres em qualquer período anterior período da história assíria.
Apesar de um reinado relativamente curto e difícil, e sendo atormentado por paranoia, depressão e doenças constantes, Assaradão permanece reconhecido como um dos maiores e mais bem-sucedidos reis assírios. Ele rapidamente derrotou seus irmãos em 681 a.C., concluiu projetos de construção ambiciosos e em grande escala na Assíria e na Babilônia, fez campanha com sucesso na Média, na Península Arábica, na Anatólia, no Cáucaso e no Levante, derrotou e conquistou o Baixo Egito e garantiu uma transição pacífica de poder para seus dois herdeiros Assurbanípal e Samassumuquim após sua morte.